Prof. Alexandre Araujo

Alexandre Araujo tem como missão levar conhecimentos para todos que queiram aprender. Por isso, que desde que se formou em serralheria de alumínio e ferro em sua juventude ele vem se aperfeiçoando e busca incansavelmente conhecimentos para compartilhar com toda a cadeia do setor. Após sua formação e experiência como serralheiro, concluiu o curso de projetista desenhista de esquadrias de alumínio e passou a trabalhar em grandes empresas do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Mais tarde formou-se em Propaganda e Marketing, concluiu a Pós-Graduação em Marketing e o MBA em Organizações e Estratégia.

É Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total, pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente suas atividades estão divididas como professor universitário, consultor e instrutor do SEBRAE, sócio-fundador e professor do Canal do Serralheiro e analista de treinamento e desenvolvimento da AFEAL – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio. Também é coordenador e palestrante do SEBRASER – Seminário Brasileiro de Serralheria, idealizador do Campeonato Brasileiro Serralheiro TOP, colunista da Revista Contramarco e do Blog Feira Serigrafia Sign.

Atuante no mercado da Indústria de Esquadrias de Alumínio há mais de 25 anos, com passagens pelas áreas: operacional, técnica e comercial de grandes empresas, tornou-se especialista em Esquadrias de Alumínio, Fachadas Pele de Vidro e Structural Glazing, Revestimento em ACM e foi certificado na Espanha em especificação de esquadrias com sistema de câmara europeia. Foi instrutor do SENAI e do CEFET/FUNCEFET.

Premiado pelo melhor trabalho apresentado no 7º Congresso Internacional do Alumínio em 2016, com o tema “Revestimento em ACM: uso na arquitetura e na comunicação visual”.

Autor de três livros, sendo o primeiro publicado em 2003: Esquadrias de Alumínio – Alumínio e Acessórios. O segundo, o mais vendido, publicado em 2014: Revestimento em ACM – Uso na Arquitetura e Comunicação Visual: Guia Prático e Didático. E o terceiro, o mais recente, publicado em Agosto de 2016: A Arte da Gestão nas Serralherias e Vidraçarias.