5 passos para melhorar a gestão da serralheria e vidraçaria

3
1641

Hoje o negócio só sobreviverá se o modelo de gestão for profissional. O gestor não pode administrar um negócio de serralheria ou vidraçaria apenas com conhecimentos de fabricação e instalação de portas, janelas, box, espelhos, telhados ou fachadas, isso é coisa de gestores inexperientes.

No meu livro a “A arte da gestão nas serralherias e vidraçarias” (publicado pela Editora A4), recém lançado, abordo dicas bem úteis para os empresários administrar uma empresa de forma correta e ser, acima de tudo, bem sucedidos.

Para ajudar os empresários leitores recomendo esses cinco passos iniciais, nos quais julgo necessários, para que o empresário comece a melhorar a gestão de uma empresa.

Passo 1: Faça o planejamento estratégico da sua empresa

O planejamento estratégico deve constar em sua elaboração fatos importantes, tais como: forças, fraquezas, objetivos e metas que você quer alcançar em um espaço de tempo, e principalmente, o plano de ação.

Passo 2: Divida a empresa em departamentos

É necessário que haja uma divisão de departamentos para que se tenha uma visão ampla do negócio. Às principais áreas de uma empresa são: financeira, operacional, marketing e recursos humanos.

Passo 3: Crie uma rotina de trabalho para cada departamento

É de extrema importância que tenha horários divididos corretamente perante todos os departamentos e funcionários envolvidos neles. Uma rotina ou plano de trabalho deve conter os objetivos e metas dos departamentos, além das principais atividades de cada pessoa, operacional ou gerencial, envolvida nele.

Passo 4: Delegue as tarefas que só você sabe fazer

Lembre-se: trabalhe menos e gerencie mais. É de extrema importância focar na gestão da empresa, para que isso aconteça. É preciso preparar as pessoas para substituir você nos trabalhos.

Passo 5: Capacite sua mão de obra

Não fique preso ao pensamento de que o funcionário aprende e depois vai embora para o concorrente. Este pensamento é errado. É melhor ele aprender, e enquanto decide se vai embora ou não, melhorar a sua produção, do que o funcionário continuar incapacitado na empresa dando diversos prejuízos.

Meu livro, “A arte da gestão nas serralherias e vidraçarias”, aborda tudo o que é necessário para se tornar um empresário de sucesso. Ele possui uma imensa gama de dicas que lhe serão extremamente úteis.

O livro pode ser adquirido por R$ 39,90 no site www.divergenciasdosaber.com.br.

Prof. Alexandre Araújo
Especialista em Esquadrias de Alumínio, Fachadas Pele de Vidro e Glazing e Revestimento em ACM. Certificado na Espanha em Esquadrias com Sistema de Câmara Europeia. Ex-instrutor do SENAI e CEFET. Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total – Organizações e Estratégia e Pós-graduado em Marketing. Professor Universitário. Consultor e Instrutor do SEBRAE. Analista de T&D da AFEAL. Sócio-fundador do Canal do Serralheiro. Autor de três livros.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO