5 passos para melhorar a gestão da serralheria e vidraçaria

16
5298

Hoje o negócio só sobreviverá se o modelo de gestão for profissional. O gestor não pode administrar um negócio de serralheria ou vidraçaria apenas com conhecimentos de fabricação e instalação de portas, janelas, box, espelhos, telhados ou fachadas, isso é coisa de gestores inexperientes.

No meu livro a “A arte da gestão nas serralherias e vidraçarias” (publicado pela Editora A4), recém lançado, abordo dicas bem úteis para os empresários administrar uma empresa de forma correta e ser, acima de tudo, bem sucedidos.

Para ajudar os empresários leitores recomendo esses cinco passos iniciais, nos quais julgo necessários, para que o empresário comece a melhorar a gestão de uma empresa.

Passo 1: Faça o planejamento estratégico da sua empresa

O planejamento estratégico deve constar em sua elaboração fatos importantes, tais como: forças, fraquezas, objetivos e metas que você quer alcançar em um espaço de tempo, e principalmente, o plano de ação.

Passo 2: Divida a empresa em departamentos

É necessário que haja uma divisão de departamentos para que se tenha uma visão ampla do negócio. Às principais áreas de uma empresa são: financeira, operacional, marketing e recursos humanos.

Passo 3: Crie uma rotina de trabalho para cada departamento

É de extrema importância que tenha horários divididos corretamente perante todos os departamentos e funcionários envolvidos neles. Uma rotina ou plano de trabalho deve conter os objetivos e metas dos departamentos, além das principais atividades de cada pessoa, operacional ou gerencial, envolvida nele.

Passo 4: Delegue as tarefas que só você sabe fazer

Lembre-se: trabalhe menos e gerencie mais. É de extrema importância focar na gestão da empresa, para que isso aconteça. É preciso preparar as pessoas para substituir você nos trabalhos.

Passo 5: Capacite sua mão de obra

Não fique preso ao pensamento de que o funcionário aprende e depois vai embora para o concorrente. Este pensamento é errado. É melhor ele aprender, e enquanto decide se vai embora ou não, melhorar a sua produção, do que o funcionário continuar incapacitado na empresa dando diversos prejuízos.

Meu livro, “A arte da gestão nas serralherias e vidraçarias”, aborda tudo o que é necessário para se tornar um empresário de sucesso. Ele possui uma imensa gama de dicas que lhe serão extremamente úteis.

O livro pode ser adquirido por R$ 39,90 no site www.divergenciasdosaber.com.br.

Prof. Alexandre Araújo
Especialista em Esquadrias de Alumínio, Fachadas Pele de Vidro e Glazing e Revestimento em ACM. Certificado na Espanha em Esquadrias com Sistema de Câmara Europeia. Ex-instrutor do SENAI e CEFET. Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total – Organizações e Estratégia e Pós-graduado em Marketing. Professor Universitário. Consultor e Instrutor do SEBRAE. Analista de T&D da AFEAL. Sócio-fundador do Canal do Serralheiro. Autor de três livros.

16 COMENTÁRIOS

    • Heitor, essas dicas e outras que estão no meu livro a Arte da Gestão nas Serralherias e Vidraçarias ajudarão você a melhorar a gestão do seu negócio e a planejar um crescimento sustentável. Lógico que algumas dicas você precisa ajustar a sua realidade atual. Um grande abraço.

    • Edgar, muito obrigado! Também lhe dou os parabéns pelo seu desejo em aprimorar seus conhecimentos. Sempre abrimos turmas de Gestão Empresarial. Veja em “Cursos Presencial” se tem uma nova turma aberta. Também abrimos, uma ou duas vezes por ano, Turma Premium de Mentoria Empresarial. Fica atento nessas duas dicas para não perder nenhuma das oportunidades. Um grande abraço.

  1. Prof. Bom dia
    Eu tenho uma pequena serralheria e ainda esta informal e caminhando com dificuldades. Uma dela é saber lidar com o meu sócio uma vez que eu tenho mais experiencia do que ele e ele não iniciativas para fazer as coisa sem que eu peça para fazer.
    Como lidar com esta situação?

    • Paulo, minha sugestão é chamar o seu sócio para uma conversar franca. Nessa conversa você precisa definir a responsabilidade de cada um e dá um prazo para as coisas acontecerem. Se nesse prazo não houver melhoria, talvez a melhor solução seja desfazer a sociedade.

    • Olá Gabriel, pode sim pagar com a opção de boleto.
      Após você realizar o seu cadastro para a compra, você é direcionado para a opção de pagamento e lá você escolhe a opção que achar melhor boleto ou cartão.

DEIXE UM COMENTÁRIO