Em qual negócio você está?

0
121

Raramente nos perguntamos de forma clara QUAL É O MEU NEGÓCIO? E raramente paramos por um minuto se quer para fazer uma reflexão sobre esse tema. Não sei se você sabia, mas a falta de DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO é uma das maiores causas do fracasso das empresas.

Se você realmente acredita que DEFINIR O NEGÓCIO DA SUA EMPRESA é importante continue lendo, mas se acha tudo isso baboseira não perca mais tempo e vai se distrair com outras coisas, porque é isso que o seu concorrente quer que você faça, que continue desatualizado.

Rapidamente vou ensinar para você como definir o seu negócio. Você precisa responder a seguinte pergunta: Qual é o meu negócio?

Para quem tem uma visão MÍOPE do negócio certamente terá uma resposta centrada no produto ou serviço que realiza. Essa visão dificulta enxergar oportunidades e ameaças.

Agora quem tem uma visão ESTRATÉGICA do negócio centralizará a sua resposta nos benefícios do seu produto ou serviço. Essa visão direcionará toda a estratégia da empresa, principalmente no momento de fazer o planejamento estratégico.

1. Exemplo: O negócio de uma indústria de esquadrias de alumínio:

Visão MÍOPE = Esquadrias de Alumínio

Visão ESTRATÉGICA = conforto, segurança e privacidade

2. Exemplo: O negócio da Kopenhagen:

Visão MÍOPE = Chocolate

Visão ESTRATÉGICA = Presentes

Caso a Kopenhagen tivesse uma visão MÍOPE do seu negócio ela estaria concorrendo com a Lacta, Nestlé e Garoto em uma mesma faixa de preço. Como ela definiu o seu negócio como o de presentes, visão ESTRATÉGICA, ela pratica preços superiores, pois o cliente está comprando um presente feito de chocolate e não apenas o chocolate, por isso, ele está disposto a pagar mais para receber outros benefícios como marca, imagem, embalagem, atendimento, etc.

Agora que você aprendeu a definir o seu negócio, faça uma reflexão e responda QUAL É O MEU NEGÓCIO?

Prof. Alexandre Araújo
Especialista em Esquadrias de Alumínio, Fachadas Pele de Vidro e Glazing e Revestimento em ACM. Certificado na Espanha em Esquadrias com Sistema de Câmara Europeia. Ex-instrutor do SENAI e CEFET. Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total – Organizações e Estratégia e Pós-graduado em Marketing. Professor Universitário. Consultor e Instrutor do SEBRAE. Analista de T&D da AFEAL. Sócio-fundador do Canal do Serralheiro. Autor de três livros.

DEIXE UM COMENTÁRIO