Fechei uma obra, vou tirar o pé da lama!

1
492

Na área da gestão empresarial não existe mágica, existe matemática! Quem quiser ser um empresário sério, que respeita os stakeholders (sócios, colaboradores, fornecedores…) e que deseja ter uma empresa sólida e duradoura fará negócios lucrativos que possibilite o pagamento de todas as obrigações e ainda sobre alguma coisa (lucro).

Mas quem quiser ser um empresário sem compromisso, um irresponsável, fará qualquer negócio sem saber e sem ter controle dos custos, sem planejamento estratégico. Simplesmente se manterá no mercado para apenas dizer “eu sou empresário”. Neste caso, cabe muito bem a expressão popular “menos é mais”.

Lembro-me de uma história onde um empresário do segmento de esquadrias fez uma permuta com um potencial cliente, uma construtora. O empresário, sem controle de custos e planejamento, mas que pensava ser sábio, achou que seria um grande negócio e pensou: “agora eu tiro o pé da lama”. Só que algumas semanas depois de ter entregue e instalado todas as esquadrias que foram combinadas (10 toneladas) a construtora “quebrou”. Foi um grande desastre!

Essa história que presenciei algumas vezes, nas minhas andanças como consultor, me deixou três aprendizados importantes sobre empresários do segmento de esquadrias:

  1. Existem empresários que fazem as coisas acontecerem;
  2. Existem empresários que assistem as coisas acontecerem; e
  3. existem empresários que nem querem saber o que está acontecendo.

E você, tem alguma semelhança com um desses empresários?

Pense nisso e até a próxima!

Prof. Alexandre Araújo
Especialista em Esquadrias de Alumínio, Fachadas Pele de Vidro e Glazing e Revestimento em ACM. Certificado na Espanha em Esquadrias com Sistema de Câmara Europeia. Ex-instrutor do SENAI e CEFET. Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total – Organizações e Estratégia e Pós-graduado em Marketing. Professor Universitário. Consultor e Instrutor do SEBRAE. Analista de T&D da AFEAL. Sócio-fundador do Canal do Serralheiro. Autor de três livros.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO