Por um momento quase mudo meu destino de serralheiro

5
897

Quando fui fazer a minha inscrição no SENAI, minha mãe me acompanhou, mas ficou do lado de fora me esperando. Na recepção, vi que não tinha o curso de eletrônica, observei então que seria mais interessante o curso de marcenaria. No meu pensamento juvenil, fazer móveis era mais legal do que fazer janelas…

“Sozinho por alguns minutos, quase mudei o rumo da minha trajetória.”

Estava disposto a contrariar a visão da minha mãe. Fui até a recepcionista e falei que queria me matricular no curso de marcenaria. E assim foi feito. Quando mostrei a inscrição para minha mãe, ela me fez voltar e trocar o curso. Confesso que fiquei com medo de ser desclassificado por não saber decidir o que queria.

Nesta época, para entrar no SENAI tínhamos que fazer provas classificatórias. Já pensou ser eliminado logo na inscrição? Obedecendo minha mãe, fui corrigir o rumo da minha história e disse à recepcionista que ela “havia entendido errado”, que eu tinha dito “curso de serralheria” e ela anotou “marcenaria”.

Correção feita, voltamos para casa. Na verdade, lá dentro de mim, eu não sabia muito bem o que queria, mas pude perceber que minha mãe estava convicta de que o curso de serralheiro me abriria várias portas. Era a única coisa concreta que ela poderia me oferecer naquele momento, uma formação profissional gratuita.

“Lição aprendida com minha mãe.”

“A firmeza de propósito é um dos mais necessários elementos do caráter e um dos melhores instrumentos do sucesso. Sem ele, o gênio desperdiça os seus esforços num labirinto de inconsistências” — Philip Chesterfield (1694–1773), político e escritor inglês.

Trecho do meu Livro “A Arte da Gestão nas Serralherias e Vidraçarias”. Ele pode ser adquirido no site www.divergenciasdosaber.com.br.

Prof. Alexandre Araújo
Especialista em Esquadrias de Alumínio, Fachadas Pele de Vidro e Glazing e Revestimento em ACM. Certificado na Espanha em Esquadrias com Sistema de Câmara Europeia. Ex-instrutor do SENAI e CEFET. Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total – Organizações e Estratégia e Pós-graduado em Marketing. Professor Universitário. Consultor e Instrutor do SEBRAE. Analista de T&D da AFEAL. Sócio-fundador do Canal do Serralheiro. Autor de três livros.

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostei bastante deste vosso poste, agradeço desde já a vossa influencia neste mundo da informação e excelência. eu quero melhorar muito a viver como mestre de serralharia e soldadura mas quero ainda muito aprender a desenvolver e a me inspirar com as vossas boas coisas necessárias para o desenvolvimento do Mundo.

  2. Parabéns pela trajetória professor, acompanho tudo sobre serralherias, vejo que na maioria são profissionais autônomos ou pequenas empresas, que pecam na Gestão do Negócio. As iniciativas como esta do Portal do Serralheiro ajudam bastante estes pequenos empresários.

  3. Gostei muito do seu post Professor.Minha área de atuação é construção civil pesada,mas por problemas de saúde, preciso migrar para outra área.Acredito que serralheria de alumínio é uma ótima opção.Abraços

DEIXE UM COMENTÁRIO