Qualidade, serviço e preço. É possível oferecer os três ao mesmo tempo?

2
277

Uma pergunta comum que sempre tenho que responder em minhas aulas e consultorias, e que certamente você também gostaria de fazer para mim. Mas vou deixar que você mesmo responda. Sem muito rodeio vou tentar orientá-lo de forma clara e objetiva para que você possa dar a sua melhor resposta.

Vamos imaginar dois estabelecimentos que oferecem alimentação, McDonald’s e um bom restaurante. O primeiro oferece serviço e preço, mas quando você deseja qualidade você busca no segundo, pois nesse você terá serviço e qualidade, preço não.

 

Agora imaginemos uma serralheria de bairro. Ela pode oferecer qualidade e preço, mas vai pecar no serviço. Muitas não tem um local adequado para receber o cliente, o próprio dono é o serralheiro e atende todo sujo com barba a fazer, quando não deixa a casa do cliente suja e com marcas na parede após a instalação.

Por outro lado, uma indústria de esquadrias tem qualidade e serviço, mas não tem preço. A grande maioria, fica localizada em uma região mais nobre, possui instalações e equipamentos modernos e admite profissionais especializados, não consegue cobrar o mesmo preço da serralheria de bairro, senão em pouco tempo ela “quebra”. Portanto, precisa aumentar o preço.

Em resumo, o McDonald’s tem um serviço rápido, um ambiente agradável e limpo, com preços aceitáveis, mas não oferece a melhor comida. Um bom restaurante pode divulgar que tem a melhor comida e um atendimento impecável, mas não pode anunciar que tem preço baixo.

A serralheria de bairro pode divulgar que tem preço baixo e qualidade no trabalho, mas não poderá anunciar que tem o melhor atendimento. Já a indústria de esquadrias pode divulgar que tem qualidade e serviço, mas não pode fazer propaganda que tem preço baixo.

Então, qual é a sua resposta? É possível oferecer qualidade, serviço e preço ao mesmo tempo? Deixa aqui seu comentário.

Um abraço.

Prof. MSc. Alexandre Araujo

Prof. Alexandre Araújo
Especialista em Esquadrias de Alumínio, Fachadas Pele de Vidro e Glazing e Revestimento em ACM. Certificado na Espanha em Esquadrias com Sistema de Câmara Europeia. Ex-instrutor do SENAI e CEFET. Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total – Organizações e Estratégia e Pós-graduado em Marketing. Professor Universitário. Consultor e Instrutor do SEBRAE. Analista de T&D da AFEAL. Sócio-fundador do Canal do Serralheiro. Autor de três livros.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Prof. Alexandre, tudo bom?

    Digo que sim, mesmo sendo uma serralharia de bairro onde o próprio dono realiza o atendimento. O problema é competir com os que pagam para trabalhar, ou seja, estes trabalham com uma margem de lucro pensando somente em vender e esquecem das despesas….

    • James, qualidade, serviço e preço. Se você consegue oferecer os três ao mesmo tempo, então é sinal que você está competitivo com os “que pagam para trabalhar”. Isso é muito bom!

DEIXE UM COMENTÁRIO