Agende uma reunião agora!
Whatsapp Chat
Send us a message today and we will contact you as soon as possible.

ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA SERRALHERIA

Segurança do trabalho

*Alunas da Disciplina SMQS / Prof. Alexandre Araujo

Em comemoração ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho (27 de julho) selecionei o texto abaixo desenvolvido pelos meus alunos da graduação de Gestão de Recursos Humanos. A disciplina que tive o prazer de ministrar para eles foi SMQS (Segurança, Meio Ambiente, Qualidade e Saúde). Espero que gostem.

A história da Segurança do Trabalho vem desde a antiguidade. A palavra Trabalho vem do latim “tripaliun”, que significava um instrumento de tortura, de castigo para os escravos pois, o trabalho era considerado uma atividade depreciável. Para os gregos, a escravidão fazia parte da própria natureza, de modo que o escravo nasce para ser escravo, que a escravidão de uns era necessário pra que outros possam ser virtuosos.

A partir da Revolução Industrial o trabalho começou a ser valorizado. Trabalho-saúde-doença já era percebida. Observou-se que o trabalho era qualitativo e não quantitativo devido as limitações tecnológicas. As condições de trabalho eram péssimas. Mulheres e crianças eram submetidas a jornadas de trabalho exaustivas, de 14 a 16 horas diárias. Com o tempo os trabalhadores começaram a se organizar. Após muitos conflitos e revoltas, começou o primeiro movimento sindicalista e, com isso surgiram as primeiras leis trabalhistas para as mulheres e crianças.

No Brasil as leis de Segurança do trabalho surgiu com a publicação da CLT (Consolidação da Leis Trabalhistas). Com ela foi criado a CIPA e as 36 NRs (Normas Regulamentadoras).

A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas técnicas administrativas afim de prevenir acidentes. Toda empresa deverá, ao contratar funcionários, informa-los das condições de risco que encontraram na função que irá exercer. A empresa deverá treina-lo e fornecer os equipamentos necessários para a proteção contra os acidentes como o EPI (Equipamento de Proteção Individual) e o EPC (Equipamento de Proteção Coletiva). Novos treinamentos devem ser feitos sempre que forem necessários para prevenir acidentes.

Resumo das minhas alunas, do curso superior de Gestão de RH, Daniele Regina de Lima, Desirée Mesquita, Monique Souza e Nayara Bloomfield referente ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, na disciplina SMQS.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Comentários

Posts Recentes

Pós-Graduação em Engenharia de Esquadrias de Alumínio e Fachadas Envidraçadas
Motivação vs Propósito nas Indústrias de Esquadrias de Alumínio e PVC: Por que o Propósito é mais Poderoso
Desvendando o mistério do sucesso: como fazer parte dos 5% que brilham
Crie um ambiente incrível e produtivo na Indústria de Esquadrias: da área de descanso ao escritório!
Evitando Dores de Cabeça na Indústria de Esquadrias: A Importância das Posturas Contratuais

Categorias

Receba Novidades

Junte-se agora a mais de 12.mil profissionais que se cadastraram para receber conteúdo exclusivo selecionado pelo professor Alexandre Araújo