Segurança do trabalho

0
956
metal worker with a grinder and a lot of sparks

*Alunas da Disciplina SMQS / Prof. Alexandre Araujo

Em comemoração ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho (27 de julho) selecionei o texto abaixo desenvolvido pelos meus alunos da graduação de Gestão de Recursos Humanos. A disciplina que tive o prazer de ministrar para eles foi SMQS (Segurança, Meio Ambiente, Qualidade e Saúde). Espero que gostem.

A história da Segurança do Trabalho vem desde a antiguidade. A palavra Trabalho vem do latim “tripaliun”, que significava um instrumento de tortura, de castigo para os escravos pois, o trabalho era considerado uma atividade depreciável. Para os gregos, a escravidão fazia parte da própria natureza, de modo que o escravo nasce para ser escravo, que a escravidão de uns era necessário pra que outros possam ser virtuosos.

A partir da Revolução Industrial o trabalho começou a ser valorizado. Trabalho-saúde-doença já era percebida. Observou-se que o trabalho era qualitativo e não quantitativo devido as limitações tecnológicas. As condições de trabalho eram péssimas. Mulheres e crianças eram submetidas a jornadas de trabalho exaustivas, de 14 a 16 horas diárias. Com o tempo os trabalhadores começaram a se organizar. Após muitos conflitos e revoltas, começou o primeiro movimento sindicalista e, com isso surgiram as primeiras leis trabalhistas para as mulheres e crianças.

No Brasil as leis de Segurança do trabalho surgiu com a publicação da CLT (Consolidação da Leis Trabalhistas). Com ela foi criado a CIPA e as 36 NRs (Normas Regulamentadoras).

A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas técnicas administrativas afim de prevenir acidentes. Toda empresa deverá, ao contratar funcionários, informa-los das condições de risco que encontraram na função que irá exercer. A empresa deverá treina-lo e fornecer os equipamentos necessários para a proteção contra os acidentes como o EPI (Equipamento de Proteção Individual) e o EPC (Equipamento de Proteção Coletiva). Novos treinamentos devem ser feitos sempre que forem necessários para prevenir acidentes.

Resumo das minhas alunas, do curso superior de Gestão de RH, Daniele Regina de Lima, Desirée Mesquita, Monique Souza e Nayara Bloomfield referente ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, na disciplina SMQS.

Prof. Alexandre Araújo
Especialista em Esquadrias de Alumínio, Fachadas Pele de Vidro e Glazing e Revestimento em ACM. Certificado na Espanha em Esquadrias com Sistema de Câmara Europeia. Ex-instrutor do SENAI e CEFET. Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total – Organizações e Estratégia e Pós-graduado em Marketing. Professor Universitário. Consultor e Instrutor do SEBRAE. Analista de T&D da AFEAL. Sócio-fundador do Canal do Serralheiro. Autor de três livros.

DEIXE UM COMENTÁRIO