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ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA SERRALHERIA

Três dicas de Comunicação Assertiva na liderança

A comunicação está presente no dia a dia de qualquer pessoa, seja um líder que precisa apresentar eventuais mudanças, controlar os processos e motivar a equipe para obter o melhor resultado, ou mesmo professores e pais que precisam educar e orientar.

Para lidar com os desafios diários da comunicação, é recomendável desenvolver uma comunicação assertiva (ou seja, com segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras).

Estudiosos salientam que a ação assertiva melhora a habilidade em negociar, resolver conflitos, defender posições, explicar processos e comunicar decisões. Imagine um líder que recebeu a missão de informar as decisões dos diretores aos funcionários e, depois, relatar as reações dos funcionários aos diretores. Como fazer isso se ele não utilizar uma boa comunicação?

Para exemplificar a comunicação assertiva destaco três dicas importantes:

1. Aprenda a dizer um claro “não” — Um líder deve estar preparado para, de vez em quando, dizer um “não” claro, objetivo e assertivo para sua equipe e até mesmo para seu chefe. Leve em consideração que não é necessário ter que explicar o porquê do “não”, a não ser que você queira esclarecer a decisão. Lembre-se de nunca pedir desculpa. Fique comprometido com o seu “não” e vá embora — saia de perto.

— Posso sair cedo hoje? — diz um funcionário.

— Não, você não pode sair cedo hoje. Estamos com muito serviço e precisamos de você, mas que tal fazer o que você precisa amanhã? — responde o líder assertivo.

2. Lidando com odor corporal — De tempos em tempos o líder terá que lidar com questões embaraçosas, que todos querem evitar resolver, esperando que elas se resolvam por si só. Mas é função do líder proteger os membros da equipe do ridículo, e mesmo sendo um assunto íntimo (que não gostaríamos de dizer a um colega), precisará ser dito. Ao surgir uma situação embaraçosa como esta, quando apropriado, devemos delegar a pessoas do mesmo sexo a tarefa de informar a questão ao funcionário. Nesses casos, diga “eu” e evidencie o desconforto no ambiente para minimizar o mal-estar.

— Eu acho muito embaraçoso, mas temos algo a discutir. Um número razoável de pessoas queixou-se comigo do seu cheiro. Você precisa resolver essa questão. — diz o líder.

3. Lidando com excesso de álcool — É difícil dizer para uma pessoa que ele (ou ela) está bebendo demais. Sempre imaginamos que o problema não é da empresa. Mas quando a situação começa a ter um efeito negativo sobre o rendimento profissional e passa a comprometer a integridade física de todos, o problema é, sim, da empresa e do líder. Neste caso, a dica é: ao pedirmos a alguém algo que possa chocar ou causar transtorno, a melhor coisa a fazer é dar um tempo, para que a pessoa em questão possa refletir. É importante que, no momento de comunicar o fato, a frase assertiva seja endossada por uma expressão corporal coerente.

— Fico sem jeito para falar, mas é muito importante e tem que ser dito. Não é nada aceitável chegar na fábrica depois do almoço e não conseguir exercer suas funções dentro de um bom padrão profi ssional. Você tem que parar de beber na hora do almoço. — diz o líder.

— O que é isto? Uma creche? Não me diga o que fazer no meu horário de almoço. — rebate o funcionário.

— Sim você pode fazer o que preferir no seu horário. Eu me interesso pelo que você faz aqui. Seu trabalho depois do almoço não é satisfatório e gostaria que diminuísse o volume de álcool que ingere durante a refeição. — responde o líder.

Um líder assertivo não pode ser encarado como duro, seco e de opinião própria, pelo contrário, ele deve demonstrar ser verdadeiro, claro e objetivo em suas atitudes e evitar rodeios. Saber o que quer comunicar antes de começar a falar, manter-se frio quando atacado, além de ser bom ouvinte e colocar sua própria vontade sem agressão. Portanto, se você não é assertivo, procure estudar mais sobre o assunto. Com certeza isso irá fazer uma tremenda diferença em sua forma de liderar.

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