Você faz provisão do 13º salário e férias dos funcionários?

0
89

Sempre é um desespero para conseguir dinheiro na hora de pagar o 13º salário e as férias dos funcionários. Para evitar esse transtorno é preciso fazer uma provisão mensal dessas obrigações e demonstrá-las no fluxo de caixa da empresa.

Provisão neste caso é uma reserva de dinheiro mensal para liquidar despesas futuras sem ter surpresas e desembolso elevado do caixa.

Para calcular o valor a ser provisionado do 13º salário e das férias, deve-se considerar o valor correspondente a 1/12 avos da remuneração que os funcionários recebem no mês e outros acréscimos que se façam necessários. É sempre bom consultar esses valores com o seu contador.

Sempre oriento os meus clientes de consultoria que abram uma conta poupança para essas provisões mensais e também para as provisões relacionadas a manutenções e depreciações – em outra oportunidade escrevo sobre essas provisões.

Tenho certeza que se você seguir essa dica vai dar um basta nessas surpresas previsíveis que te deixam de “cabelos em pé” na hora de pagá-las.

Essa e outras dicas passo na minha Mentoria online de Formação do Preço de Venda para Serralherias e Vidraçarias.

Prof. Alexandre Araújo
Especialista em Esquadrias de Alumínio, Fachadas Pele de Vidro e Glazing e Revestimento em ACM. Certificado na Espanha em Esquadrias com Sistema de Câmara Europeia. Ex-instrutor do SENAI e CEFET. Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total – Organizações e Estratégia e Pós-graduado em Marketing. Professor Universitário. Consultor e Instrutor do SEBRAE. Analista de T&D da AFEAL. Sócio-fundador do Canal do Serralheiro. Autor de três livros.

DEIXE UM COMENTÁRIO